Instituto Philippe Coutinho dará início às aulas no Rio

MatériaMais Notícias

da mrbet: Começa nesta segunda-feira, dia 28 de julho, às 8h, as aulas do Instituto Philippe Coutinho, associação sem fins lucrativos criada em agosto de 2021 pelo jogador do Vasco, que batiza o projeto e sua esposa, Ainê Coutinho. O trabalho social e esportivo visa atender até mil crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

continua após a publicidadeRelacionadasVascoVasco vê necessidade e busca reforços para mais posiçõesVasco24/07/2025VascoVasco retoma carga por Andrés Gómez e avança em conversas com RennesVasco24/07/2025Futebol InternacionalEx-Vasco é anunciado como novo reforço do River PlateFutebol Internacional24/07/2025

da realsbet: ➡️ TODAS AS MOVIMENTAÇÕES DO VASCO NO MERCADO DA BOLA
➡️ Tudo sobre o Gigante agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Vasco

Nesta etapa inicial, o projeto começa com 272 crianças selecionadas pelas escolas públicas da região, através de um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto. O principal critério adotado pelas escolas foi o de vulnerabilidade social e econômica.

continua após a publicidade

O projeto social foi implementado graças ao patrocínio do Banco BTG Pactual, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, do Governo Federal. A Lei 11.438/06 permite que empresas e pessoas físicas invistam em projetos esportivos, deduzindo o valor doado ou patrocinado do Imposto de Renda. Mais do que um instrumento jurídico, trata-se de uma inovação e um avanço na consolidação do paradigma do esporte como um meio de inclusão social.

Este projeto é de longe o gol mais bonito do casal, fora das quatro linhas. Coutinho e Ainê entenderam cedo que programas de apoio ao esporte, para crianças e adolescentes carentes, têm importante reflexo na redução da criminalidade, principalmente em cidades violentas, como o Rio de Janeiro.

continua após a publicidade

A educação esportiva proposta pelo projeto social do Instituto Philippe Coutinho tem como pilares dois esportes de enorme apelo popular: o futsal e o handebol. Ambos têm potencialidades enquanto carreira e projeto de vida para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica e também poderão estimular a descoberta de talentos, que possam vir a se profissionalizar e construir uma carreira sólida no esporte, assim como fez Philippe Coutinho no futebol.

Durante este processo, as crianças e adolescentes serão assistidos por uma equipe multidisciplinar incluindo psicólogas, assistentes sociais e técnicos. A gestão administrava do Instituto será comandada pelos irmãos do jogador, Cristiano e Leandro Coutinho. Já o projeto esportivo foi estruturado por Robson Tavares, referência no futsal do Rio de Janeiro.

Crianças e adolescentes vão encontrar grande estrutura

As primeiras 272 crianças que iniciam o projeto social vão encontrar uma estrutura impressionante. Um prédio de cinco andares com um ginásio de futsal com piso modular indoor, com dimensões oficiais, iluminação e capacidade para receber até 400 pessoas.

A estrutura dos vestiários também chama a atenção pelo capricho nos detalhes. E para fechar, uma arena mista de areia para a prática de futevôlei e beach tennis, conta ainda com uma agradável área gourmet com um enorme ofurô.

O complexo esportivo tem ainda camarotes, lounge privativo; auditório, sala de imprensa e estúdio de tv (em fase de construção); departamento médico, sala de análise e desempenho dos atletas, sala do serviço social e psicologia, sala de comissão técnica, sala do departamento de futsal, sala da administração, sala da gerência, sala de troféus ( em construção), sala da presidência, cozinha, sala de TI e monitoramento das 120 câmeras, estacionamento e uma loja oficial do Instituto ( em fase de implementação).

A construção do complexo esportivo foi totalmente custeada pelo jogador Philippe Coutinho.

Evento fechado deu pontapé inicial do Instituto

No último dia 9 de junho, os fundadores da entidade, Philippe Coutinho e Ainê Coutinho, apresentaram oficialmente o projeto social em um evento fechado somente para os pais e alunos (as). No encontro, houve a entrega de kits do Instituto Philippe Coutinho contendo o uniforme completo, mochila e uma squezze.

Durante a apresentação, os filhos do casal, Maria, Esmeralda e José, cortaram juntos a fita inaugural de uma das traves da quadra de futsal. Depois, o jogador marcou de pênalti o primeiro gol que ”inaugurou” oficialmente o ginásio do Instituto.

– Este é o sonho da nossa família. Nasceu do nosso desejo de retribuir tudo que a vida nos deu e impactar positivamente a vida de muitas crianças. Obrigada a todos que estiveram com a gente até aqui. Esse é só o começo. Que este lugar seja sempre um espaço de oportunidades, conquistas e muito sorrisos – afirmou Ainê Coutinho.

Aclamado pelas crianças, Coutinho espera que o Instituto seja um divisor de águas na vida de milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na região oeste do Rio de Janeiro.

– Espero que vocês sejam muito felizes. Aqui, vocês vão receber o melhor tipo de tratamento para que possam sonhar, acreditar em vocês e terem oportunidades melhores. Quero agradecer aos pais pela confiança em nosso Instituto. Quero dizer para vocês que eu, minha família e todo o staff do Instituto Philippe Coutinho vamos fazer o melhor para diariamente entregar um ótimo trabalho para que essas crianças saiam daqui transformadas e com melhores oportunidades de vida. Muito obrigado – destacou Philippe Coutinho.

No final do ano, o Instituto Philippe Coutinho será oficialmente inaugurado com uma grande festa aberta a convidados, amigos e a sociedade em geral.

Tudo sobre

CoutinhoPhilippe CoutinhoVasco

Related Posts

Atlético-MG encaminha saída de Gabriel Menino para o Santos

MatériaMais NotíciasVer Resumo da matéria por IAO meio-campista Gabriel Menino está próximo de deixar o Atlético para defender o Santos. O jogador de

Torcedores do Flamengo celebram chegada de novo reforço: 'Protagonista'

MatériaMais Notíciasda bwin: O Internacional confirmou a saída do zagueiro Vitão que, para a felicidade de diversos torcedores do Flamengo, chega para

You Missed

Como clubes médios da Premier League conseguem contratar grandes jogadores de outras ligas

Torcedores do Flamengo celebram chegada de novo reforço: 'Protagonista'

Atlético-MG encaminha saída de Gabriel Menino para o Santos

Jogador do NBB visita estudante que sobreviveu ao massacre em Suzano

Rede de fast food faz propaganda com quedas de jogador e nega referência a Neymar

Filho de tenista emociona até rival ao consolar pai em derrota que encerrou sua carreira; vídeo